Seja bem-vindo à Lemaqui!


As 3 perguntas mais comuns sobre máquina de corte a laser

 

Um processo que faz a separação térmica dos objetos é a máquina de corte a laser, parece simples, mas existem algumas questões que surgem na cabeça das pessoas, as quais vamos sanar hoje. 

O que é?

Essa é a primeira e mais clássica pergunta a respeito da máquina e seu funcionamento. Como mencionamos anteriormente, o processo de separação térmica ocorre e o raio laser faz o corte das geometrias predominantes dos materiais.

E esses materiais podem ser madeiras, papéis em branco, papéis coloridos, tecido e também o couro. E os plásticos, também podem passar pelo processo, são eles:

  • Poliamida;

  • Polietileno;

  • Borracha;

  • Espuma (sem PVC);

  • Poliéster.

Quando o feixe de laser chega até o objeto, o ponto então é aquecido e ele passa a derreter ou a vaporizar. A partir disso, o processo de corte começa a ser realizado. 

Onde tem máquina de corte a laser?

A segunda questão é onde encontrar esse equipamento. Normalmente, ele é encontrado em ambientes que fazem usinagem, soldagem e gravação. 

E por se tratar de uma máquina de alto nível e que apresenta alguns riscos, é fundamental que a operação seja feita por profissionais capacitados, que façam uso de equipamento de proteção individual e contem com placas de sinalização pelo local para evitar acidentes.

O processo é eficiente?

É interessante saber a capacidade que a máquina de corte a laser desenvolve, dessa forma, é possível entender até que ponto ela pode ir.

A qualidade que o sistema de posicionamento e movimentação apresentam em relação ao conjunto material e cabeçote do corte que é realizado, também é super importante.

Outro ponto super eficaz é em relação à seleção certa das características do sistema de geração de laser, o qual proporciona ótimos resultados, os quais são aguardados por quem busca por uma máquina de corte a laser.

Questão extra: o que é o laser?

E como sabemos que outras tantas questões poderiam surgir, vamos responder mais uma. Laser é a abreviação de “light amplification by stimulated emission of radiation”, em tradução livre, Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.

Esse sistema gera um feixe de luz que é concentrado e coerente através de estimulações eletrônicas ou transmissões moleculares que são feitas para níveis mais baixos de energia em um meio ativo, que pode ser líquido, sólido ou gasoso.

As vantagens

E depois de responder algumas questões, queremos te mostrar as vantagens desse equipamento e o porque, se você tem uma empresa, contar com uma máquina de corte a laser pode ser tão interessante. 

O processo mais tecnológico e avançado que a realiza o corte térmico é o laser. E além disso, é um equipamento de alta precisão, como dissemos, conta com uma alta velocidade de corte, versatilidade para lidar com os mais diferentes materiais, entre outros. 

A indicação não é para uso domiciliar, porque como já comentamos, trata-se de um equipamento de alto nível. 

Porém, se você conta com uma empresa que realiza projetos que necessitam do trabalho da máquina de corte a laser, agora já não tem mais dúvidas sobre a utilização, a eficiência e do que se trata.

 




Produtos Relacionados



Fique por dentro das novidades