Seja bem-vindo à Lemaqui!


CILINDRO HIDRÁULICO: OQUE É E COMO APLICAR

O cilindro hidráulico se trata de uma peça que realiza a transformação de energia hidráulica em energia mecânica. Com isso, é possível entender um pouco da importância desse equipamento na indústria, além de conhecer os seus funcionamentos e os modelos existentes.

Ele tem a função de integrar diferentes tipos de equipamentos, especialmente sistemas de articulação de máquinas. 

E hoje, neste artigo, queremos te mostrar pontos importantes sobre este equipamento e como colocá-lo na sua indústria. 

Como funciona?

Em primeiro lugar, é preciso conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do equipamento. O cilindro hidráulico é um objeto em formato linear, o qual é composto por várias partes diferentes. A câmara e o pistão são as duas mais importantes. 

O pistão fica em uma das extremidades e movimenta-se para dentro e também para fora da câmara, isso tudo, sempre quando o nível de pressão aumenta ou então diminui. 

Já a câmara encontra-se na outra extremidade, e tem como função principal conter qualquer tipo de óleo que vai ser pressurizado. 

E ele funciona a base de energia de um fluido hidráulico pressurizado, que é um tipo de óleo. De maneira resumida, quem realiza o trabalho é o cilindro e um pistão móvel conectado a uma haste.

 

Os modelos de cilindros

Existem no mercado alguns modelos de cilindro hidráulico, e nós vamos te apresentar alguns deles. 

E nós vamos começar pelo modelo de cilindro de ação simples. Esse modelo conta apenas uma porta na parte de cima e a operação acontece de forma hidráulica em uma única direção. 

O cilindro diferencial conta com uma haste de êmbolo que fica prolongado a partir de cada extremidade do cilindro. 

E o cilindro de dupla ação é um modelo que precisa contar com pontos em ambas as às extremidades da cabeça e também da haste dele. 

A aplicação do cilindro

Como já comentamos anteriormente neste artigo, o cilindro hidráulico é utilizado para diversas funções e as máquinas que utilizam dele encontram-se no setor industrial. Um exemplo de uso são nas retroescavadeiras, em que braços e pás são movimentados. 

No setor rodoviário e também na agricultura é possível encontrar o cilindro hidráulico e geralmente são usados pois nesses lugares é necessária a aplicação de força. 

E é muito importante fazer uso da cinta para amarração de carga, para que o equipamento possa ser transportado com segurança. 

Como adquirir?

Por se tratar de uma peça extremamente importante dentro do segmento industrial, é preciso que seja escolhido um cilindro de boa qualidade, que conte com garantia e também com procedência. 

Por isso, a escolha do fornecedor de cilindro hidráulico para a sua indústria, é um ponto tão importante, da mesma forma como escolher o modelo da peça certa. 

Depois de conhecer um pouco mais sobre uma das peças mais importantes dentro do setor industrial, você já pode apostar nela para os melhores resultados. 

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

 




Produtos Relacionados



Fique por dentro das novidades