Como um processo de movimentação de carga, com o auxilio de um manipulador, pode melhorar a qualidade de vida e a qualidade no trabalho desenvolvido pelo seu funcionário?

O manipulador pneumático de cargas, auxilia de forma direta na ergonomia e integridade física do operador. Com nosso equipamento, não importa o peso da carga a ser transportada, qualquer pessoa poderá ergue-la sem a realização de grande esforço físico. Não importando as características físicas do operador. Desta forma evitamos o desenvolvimento de inúmeros problemas físicos causados pelo esforço contínuo do funcionário e movimentos repetitivos com carga.

É difícil para algumas empreses manterem seus colaboradores em serviços que envolvam esforço físico, repetitivo e demasiado. O que causa uma troca constante de funcionários. Porem com a utilização do equipamento correto, (manipulador de carga pneumático) prometemos eliminar este esforço da sua linha de produção. Tornar o trabalho mais confortável, e com o menor esforço físico, fazendo com que seu funciona não queira abandonar o cargo devido a este motivo.

Algumas empresas que ainda não possuem um manipulador de carga, em alguns casos, para manter o padrão de continuidade, até utilizam mais que 1 operador para realizar o trabalho al longo do dia, fazendo até mesmo revezamento, para o período de extremo esforço, ou as vezes usando 2 operadores para manipular as cargas que possuem peso a cima de 25 kg. Usando pessoal de outros setores. O que pode caracterizar desvio de função.

Alguns benefícios do Manipulador Pneumático:

  1. Qualidade de vida do operador
  2. Agilidade no processo
  3. Redução do desgaste físico e afastamentos por lesão e mantendo a integridade física do operador.
  4. Evita o desvio de função, não utilizando em dado momento pessoal de outras áreas da empresa.
  5. Redução na quantidade de pessoal necessário para realização do processo.
  6. Mantem o nível de trabalho e esforço durante toda a jornada, independente da carga a ser erguida.
  7. Evitar danos ao material transportado, padronizando o locar e a forma de pegar a carga.
  8. No manuseio de cargas químicas, a utilização de um manipulador pneumático de cargas, evita que o operador necessite tocar diretamente na embalagem. Evitando o contato direto com produtos químicos.

utilização de equipamento manipulador de carga para sacos e caixas

Nossos manipuladores com grua podem ser desenvolvidos sob medida, para se encaixar no layout da sua produção. É possível fazer adaptações e variações do equipamento para que possa atender uma vasta linha de cargas.

Exemplos de produtos que podem ser manuseados com o manipulador industrial pneumático:
Caixas papelão - Caixas plásticas - Caixas de madeira  - Sacos de papel - Sacos de ráfia - Sacos de juta - Sacos plásticos - Fardos plásticos - Componentes mecânicos - Matrizes - Toneis - Tambores - Galões - Botijões - Vidros - Chapas metálicas - Chapas de acrílico.

Nossos equipamentos para manipulação de carga possuem uma vasta variedade de sistemas de encaixe para manipulação. Pequenas Ventosas, Grades ventosas, garras, pinça, gancho e garfos. O que for necessário para se adaptar da melhor forma ao seu produto. Chegando a manipular produtos de até 100 kg, para micro manipuladores e até 1000 kg macro manipuladores.

Qual a função da ventosa em um equipamento Manipulador Pneumático?

A ventosa é responsável por entrar em contato como o material, fazendo a selagem (vedação) impossibilitando a entrada de ar externo ao sistema. Por estar em contato direto com o produto, sua qualidade deve ser observada, para que não agrida o produto e não permita a entrada de ar externo, assim permitindo a produção de vácuo. Para que a segurança da pegada seja eficiente. As ventosas utilizadas em nossos equipamentos possuem variações de material, geometria e tamanho.
São desenvolvidas especificamente para gerar a maior eficiência possível, de acordo com o produto que irá entrar em contato.

Bomba de vácuo:

A bomba de vácuo produz a sucção contínua de ar fazendo com que as ventosas grudem no produto. O manipulador de cargas utiliza o sistema de vácuo para segura a carga. O sistema de vácuo possui eficiência comprovada para manuseio de cargas com até 1000 kg.

Como funciona o dimensionamento, para definir o modelo ideal de equipamento?

Como vimos acima utilizando um equipamento conhecido como manipulador industrial de cargas, que funciona através de produção de vácuo. Com ele é possível que uma pessoa, independente da sua força ou porte físico, possa ergue e transportar cargas de até 100 gk. Com quase zero esforço físico. Mas para que isso seja possível, o equipamento deve ser completamente dimensionado para realizar corretamente o trabalho.

funcionário feliz ao reduzir esforço físico, utilizando um manipulador de carga pneumático.

Para dimensionar vamos levar em conta as seguintes informações:

  1. Material da embalagem ou produto;
  2. Peso e suas variações;
  3. Dimensões do produto;
  4. Condições do ambiente (explosivo, temperatura, umidade);
  5. Layout da aplicação (onde o produto é pego e onde o produto é deixado);
  6. Altura mínima e altura máxima

Características técnicas
 

Modelos

Easy / Heavy

Capacidades de carga

10kg a 100kg

Ø do tubo de elevação (mm)

120 a 200

Comprimento do Tubo de Elevação (mm)

2500 a 4000

Curso de elevação(mm)

1700 a 2800

Potencia (Kw)

2,7 a 5,6

Ruído dB(A) @ 1,0m

80 a 84

 

Sobre a loja

Lemaqui - Equipamentos industriais: Paletizadora , Esteira de roletes, Prensa enfardadeira, Maquinas para costura de sacarias, Balança Dosadora Automática, Esteira Flexível, Esteira Sanfonada. Componentes Elétricos para automação: Sensor Foto elétrico, Contatoras, Relés, Cortina de Segurança Safty, Motores Elétricos WEG, Fonte 24v, Sensor indutivo, Quadro de comando elétrico completo para maquinas industriais. CLP - Controlador Lógico Programável.

Selos

Lemaqui Equipamentos Industriais Ltda. - CNPJ: 48.243.693/0001-70 © Todos os direitos reservados. 2024