Esteira Transportadora industrial de correia telescópica.

Código: esteira-telescopica Marca:

veja o que que é, como funciona e a s vantagens de uma esteira transportadora industrial telescópica.

Sua empresa trabalha com cargas fracionadas? Imagine este equipamento na expedição ou recebimento de mercadorias da sua empresa. Entenda como a esteira industrial telescópica pode agilizar a carga e descarga de caminhões, reduzir o tempo de caminhão na doca, reduzir a distância de caminhadas dos operadores, eliminar a entrada de paleteiras que danificam o assoalho dos caminhões, reduzir o esforço físico dos operadores que realizam a carga e descarga, melhorar o processo produtivo, realizar a paletização (montagem de cargas sobre o pallet) e despaletização (desmontagem, retirada das cargas sobre o pallet) no lado externo do baú

A esteira de correia telescópica faz parte de um seleto grupo de equipamentos de ponta, que possuem alto grau de tecnologia, voltados para o transporte de mercadorias em centros de distribuição, com alta produtividade e espaço físico reduzido. Sua tecnologia mecânica avançada, usando o princípio mecânico telescópico, permite a expansão e contração do equipamento. Triplicando o comprimento da base.

veja o que que é, como funciona e a s vantagens de uma esteira transportadora industrial telescópica.

Veja esta ilustração: Entenda melhor – Imagine um armário com uma grande gaveta, e dentro desta grande gaveta temos uma outra um pouco menor, e dentro desta menor temos mais outra... assim como uma antena de carro telescópica, ou uma vara de pescar telescópica. A esteira se expande aumentando em pelo menos três vezes o seu comprimento.

Para que serve a esteira transportadora telescópica?

Serve para realizar os trabalhos de carregamento ou descarregamento de carretas, contêineres de caminhões baús, feitos pela porta traseira. A distância da porta até o fundo da carroceria destes veículos pode chegar a mais de 15 metros. Para que os produtos possam ser transportados até o fundo do veículo, sem que os operadores necessitem realizar grandes trajetos, caminhadas, de ida e vinda para buscar os produtos, podemos utilizar uma esteira transportadora de correia telescópica.

Para que serve a esteira transportadora telescópica

Como usar uma esteira telescópica para o carregamento de caminhões:

Inicia aberta e fecha a telescopia conforme a carga vai aumentando dentro do caminhão.

A base de 8 metros de comprimento da esteira de correia telescópica. Fica estacionada na doca de carregamento, o Motorista da carreta ou caminhão, encosta o veículo de ré na posição da doca. Já com as portas traseiras abertas o operador da esteira, utiliza o painel frontal do equipamento para realizar a expansão, até que alcance o fundo da carroceria do veículo. Então um operador que está no lado externo pode iniciar o carregamento colocando as caixas ou fardos (Itens a serem transportados) sobre a base fixa que se encontra no lado externo. A esteira transporta o produto em seu maior percurso de até 20 metros. Até que o primeiro operador, dentro do caminhão recebe o produto para empilhar. Na medida em que a carroceria vai se enchendo de produtos, “estufando a carga”, o operador que se encontra dentro do veículo, pode acionar o controle no painel frontal, fazendo com que a esteira se recolha alguns metros permitindo a entrada de mais volumes.

Como usar uma esteira telescópica para o descarregamento de caminhões:

Inicia fechada e abre a telescopia conforme a carga vai reduzindo.

A base de 8 metros de comprimento da esteira de correia telescópica. Fica estacionada na doca de carregamento, o Motorista da carreta ou caminhão, encosta o veículo de ré na posição da doca. Já com as portas traseiras abertas, o operador da esteira utiliza o painel frontal do equipamento para realizar a expansão, até que alcance a porta da carroceria do veículo. Então um operador pode iniciar o iniciar o descarregamento colocando as caixas ou fardos (Itens a serem transportados) sobre a ponta da esteira telescópica. A esteira transporta o produto da ponta para a base externa. Na medida em que a carroceria vai se esvaziando e o operador percebe que já pode entrar mais um pouco para o Baú, ele mesmo, operando o painel frontal pode acionar o controle, fazendo com que a esteira aumente de tamanho, entrando mais no caminhão, porem com a sua base fixa no lado externo.

 

Como empilhar caixas pesadas no caminhão usando uma esteira telescópica.

A esteira possui regulagem de altura, realizada através de brações hidráulicos localizados na extremidade fixa frontal. Atreves deste mecanismo eletro hidráulico o equipamento pode inclinar e elevar produtos mais pesados. Desta forma o operador não necessita realizar esforço físico para erguer as caixas, que já irão chegar na altura ideal para realizar o empilhamento.

 

Como usar uma esteira telescópica para o descarregamento de caminhões

Principais características das esteiras transportadoras

Tração da correia transportadora O Tracionamento e a movimentação de ida e volta ou carga e descarga desta esteira é feito por acionamento de esteira de lona, o moto redutor fechado acoplado a um motor elétrico cuja a potência varia de acordo com o modelo da esteira, os moto redutores são fechados em banho de óleo, os moto redutores utilizados pele LEMAQUI são de alta qualidade para garantir maior vida útil e qualidade a sua esteira. Possui cilindros de tração e esticadores semelhas a uma esteira comum.

Como funciona o sistema telescópico da esteira transportadora.

O sistema de telescopia é acionado através de moto-redutor e correntes de aço, um único motor é usado para movimentar e abris todas as gavetas. As gavetas da esteira telescópica possuem rodas e rolamentos internos para apoio e sustentação, além das chapas metálicas serem de uma liga de aço recorçado.

O que são roletes livres de apoio e retorno

Os roletes de retorno da correia e apoio das esteiras LEMAQUI, são fabricados em tubos de aço carbono, as espessuras das paredes do tubo são calculadas de acordo com a carga a ser transportada pala esteira, dentro destes tubos existe um eixo de aço carbono temperado, que por sua vez é preso ao tubo através de rolamentos ou buchas auto lubrificantes. Este sistema é comum a quase todos os modelos de esteiras, porém, a LEMAQUI se sobressai devido a utilização de materiais de alta qualidade na fabricação de suas esteiras.

Quais tipos de lonas (correias) que podem ser usadas nas esteiras.

As lonas – Correia transportadora. Estas podem ser com esteira lisa, esteira no formato de "V" para transportes de produto a granel, esteira corrugada com garra tipo pirâmides para sacaria, esteira lisa com taliscas para caixas, esteira corrugada com garra tipo bolinha para não cravar na sacaria, esteira com bordas para evitar que a mercadoria caia de cima, esteira de borracha especial para reciclados, esteira lisa de PVC para produtos alimentícios Etc. As emendas das lonas das esteiras LEMAQUI são vulcanizadas e quase imperceptíveis. Em particular a esteira telescópica utiliza correia de PVC liso ou poliéster.

A esteira Telescópica pode ser movimentada?

Possuímos três modelos de base para esteira telescópica.

Base fixa chumbada, mantem o equipamento fixo ao chão, impede a movimentação e pode ser usada em docas mais baixas. Erguemos a estira usando uma base de concreto ou estrutura metálica. A base da esteira telescópica fica fixa.

Base com deslocamento lateral, é possível utilizar a mesma esteira para atuar em mais de uma doca. Quando estão em paralelas, podemos utilizar uma automação fazendo com que a esteira se desloque lateralmente por um conjunto de trilhos fixados ao piso da doca.

Base com rodas livres, é possível a utilização da esteira com rodas livres. Assim pode ser movimentada livremente conforme a necessidade do operador logístico.

tipos de base das rodas

Quais tipos de produtos podem ser transportados na esteira?

É possível transportar uma grande variedade de produtos, caixas de papel, plástico, madeira e metal. Fardos e sacos de papel, rafia, juta tela e outros. O importante é atender a capacidade de carga e dimensão ara qual o equipamento foi projetado. As esteiras são fabricadas sob medida para uso bem especifico. Para atender a necessidade do contratante.

Consulte um de nossos especialistas, solicite orçamento.

 

Sobre a loja

Lemaqui - Equipamentos industriais: Paletizadora , Esteira de roletes, Prensa enfardadeira, Maquinas para costura de sacarias, Balança Dosadora Automática, Esteira Flexível, Esteira Sanfonada. Componentes Elétricos para automação: Sensor Foto elétrico, Contatoras, Relés, Cortina de Segurança Safty, Motores Elétricos WEG, Fonte 24v, Sensor indutivo, Quadro de comando elétrico completo para maquinas industriais. CLP - Controlador Lógico Programável.

Selos

Lemaqui Equipamentos Industriais Ltda. - CNPJ: 48.243.693/0001-70 © Todos os direitos reservados. 2024