As esteiras transportadoras são equipamentos com a finalidade de transportar diversos tipos de embalagens, linhas de montagem, separação de pedidos.

Essas esteiras estão presentes nas indústrias de modo geral, indústria automotiva, fabricas de alimentos, industrias de produtos químicos, nas áreas de logística, produção e auxilio a ergonomia... em diversos setores e segmentos de trabalho.

Na aquisição desse equipamento, a empresa é beneficiada pela versatilidade em transportar diversas mercadorias em alta velocidade e volume, recomendada a produção em larga escala.

Outro destaque da máquina é o custo-benefício. Dada a produção em larga escala, as esteiras garantem um retorno rápido para empresa e ajudam a aumentar a sua produtividade.

Mas, existe uma variedade desses equipamentos no mercado e esse conteúdo vai mostrar as principais esteiras e suas funcionalidades.

Como funcionam as esteiras?

Esteiras transportadora Lemaqui

A esteira transportadora industrial, é fabricada sob medida, visando tender a expectativa e resolver o problema de transporte da indústria.
Estas maquinas contam com itens básicos que sempre estarão presentes em sus projetos, independentemente do modelo a ser utilizado.

Perfil lateral
Correia transportadora
Roletes de apoio para correia transportadora
Cavaletes
Cilindro de tração da correia
Cilindro esticadora da correia
Moto redutor
Quadro de comando elétrico
Mancais
Rolamentos

 

História e surgimento das esteiras transportadoras

Historicamente, em uma visão industrial, a relatos de esteiras transportadoras nas linhas de produção industrial, por volta do ano de 1790. Mas o equipamento teve seu primeiro projeto patenteado no ano de 1871, pelo empresário Alfred Speer. A ideia era a de uma “calçada que se move” (Para transporte de pessoas). Sua estreia, porém, só aconteceria duas décadas depois. Que logo em seguida deu início a escada Rolante que usamos em centros comerciais. Mas a relatos históricos que o conceito de esteira transportadora de roletes pudesse ter sido usado em algum momento ainda no Egito antigo para o transporte de rochas. Obviamente com roletes rústicos de madeira no chão.   

Tipos de esteiras transportadoras horizontais, com correia tracionada

Esteira horizontal para triagem de lixo

esteira horizontal para triagemA esteira para triagem de lixo é usada em usinas de separação. Para onde o lixo recolhido no município, passa por uma triagem manual. Os operadores colocam as sacolas de lixo sobre a esteiras, e pouco a pouco vão separando os itens que são possíveis de serem reciclados, a esteira funciona a uma velocidade baixa, possui correia de borracha especial, bordas e é construída com chapas grossas para maior resistência. No Brasil, menos de 5% no lixo produzido e recolhido passa por um sistema de triagem. A triagem de lixo é algo simples e barato, pois as despesas para a operação vem com as vendas do plástico, papel metais e vidros. Produtos recicláveis que geralmente são comprados pelas indústrias fabricantes em geral.  

Esteiras automatizadas para linhas de produção.

esteira industrial para linha de montagemVou falar de um produto conhecido por todos, para ilustrar uma linha de produção. As fabricas de calçados no brasil possui centenas de metros de esteiras em suas linhas de montagem. Geralmente nestes processos de montagem, as operárias (os) ficam ao longo da esteira e conforme o calçado passa a sua frente um pequeno trabalho é realizado. Ex. colar a sola, colocar o atacador, colocar a palmilha, conferir as costuras, separar por pares e encaixotar.  Concordamos que trabalhos em linha de produção rendem mais com o uso de esteiras, do que se fossem feitos de maneira desordenada separadamente.

Esteiras para transporte Logístico

esteira transportadora horizontal industrialComo poderíamos carregar centenas e milhares de caixas e fardos do recebimento de matéria prima para produção  à  produção para o estoque à do estoque para expedição à expedição para o caminhão.
O uso das esteiras transportadoras agiliza estes transportes, auxilia na ergonomia e produção, transporta itens por milhares de metros de um ponto para outro.  

Esteiras para Picking – separação de pedidos.

esteira transportadora com curva flexivelImagine os grandes centros de distribuição, armazéns logísticos, depósitos onde milhares de produtos ficam armazenados, concentrados em pallets ou prateleiras, esperando o momento de irem para a gondola do mercado, ou da farmácia ou diretamente para a casa do consumidor... Os grandes, médios e pequenos distribuidores logísticos, armazenam grandes quantidades de produtos, que ao serem vendidos precisam ser separados e embalados para seguirem seu destino. Este ato de separação de pedido é chamado de Picking. A esteiras transportadoras auxiliam neste processo.

Esteiras para processos auxiliares em maquinas especificas. Projetos especiais.

Esteira para transporte de embalagensA Lemaqui projeta esteiras espaciais a mais de 20 anos, neste período já fabricamos centenas de modelos diferentes de esteiras para trabalharem em conjunto com outros equipamentos. Ex: esteira para sistema de costura de sacos, esteira para maquinas envasadoras de potes, esteiras para linha de produção de lasanhas, esteiras para maquinas formadoras de hambúrgueres, esteiras para balança ensacadeira.

As esteiras industriais horizontais são equipamentos ideais para estabelecimentos comerciais por terem dimensões e funções especificas, ligadas a transporte de produtos.

Em geral, o funcionamento do equipamento é elétrico automático, permitindo o transporte de produtos mais pesados, a velocidade pode ser pré definida ou controlada através de inversor de frequência.

O acionamento da correia pode ser realizado por moto redutor, roller drive ou moto polia

Utilize as esteiras na sua indústria

Em resumo as esteiras transportadoras são equipamentos de grande importância na indústria. Isso porque elas são utilizadas para transportar produtos em linhas de triagem, transportar produtos em linhas de produção e montagem, transportar produtos para os setores de armazenagem e para a separação de pedidos Picking.

Existem vários tipos de esteira no mercado, cada uma delas com suas utilidades e funcionalidades. Nós da Lemaqui estamos a sua disposição para desenvolver o melhor projeto para sua empresa, vamos fornecer um equipamento adequado seguro, enxuto e bem projetado. Fale com um de nossos especialistas.

Produtos relacionados

Sobre a loja

Lemaqui - Equipamentos industriais: Paletizadora , Esteira de roletes, Prensa enfardadeira, Maquinas para costura de sacarias, Balança Dosadora Automática, Esteira Flexível, Esteira Sanfonada. Componentes Elétricos para automação: Sensor Foto elétrico, Contatoras, Relés, Cortina de Segurança Safty, Motores Elétricos WEG, Fonte 24v, Sensor indutivo, Quadro de comando elétrico completo para maquinas industriais. CLP - Controlador Lógico Programável.

Selos

Lemaqui Equipamentos Industriais Ltda. - CNPJ: 48.243.693/0001-70 © Todos os direitos reservados. 2024