A niveladora de docas é uma estrutura metálica no formato de rampa, que possibilita formar uma ponte entre a doca de concreto do deposito e o veículo estacionado para carga ou descarga. E um lado fica presa e articulada no próprio degrau do piso de concreto, no outro lado pode apoiar na carroceria do veículo. Para formar uma ponte. O ângulo de inclinação, pode ser reto, positivo ou negativo. Ou seja, A mesma plataforma, para caminhões de altura variada.
A niveladora de docas avançada serve para realizar uma ponte, entre a doca de concreto e o veículo. Para que se possa transpor a lacuna que há entre os dois. A niveladora ade docas anaça permite a passagem de pessoas da doca para o veículo ou vice-versa. Sendo assim é usada como ponte, para carregar ou descarregar produtos de um caminhão, carreta ou qualquer veículo que possa se aproximar da doca.
Inicialmente podemos imaginar que este item é utilizado em armazéns ou depósitos, cujo setor de expedição de produtos, necessite entrar ou sair, do veículo estacionado. Tanto com cargas Saiba tudo sobre paletizadoras ou com cargas fracionadas, para realizar a passagem entre a doca e o veículo, será necessário o uso de uma rampa niveladora.
Passo a passo:
1 – Mantendo a niveladora de docas na posição de descanso, ou seja, com a aba erguida a 80°, cuidar para não iniciar a operação de atracamento, com a rampa abaixada.
2 – No pátio de manobras, o motorista irá manobrar o veículo trazendo de ré em direção a doca.
3 – Baixar a rampa até apoiar sua ponta sobre o assoalho do veiculo
4 – Transitar sobre a rampa para realização do trabalho
As Plataformas Niveladoras de Doca foram desenvolvidas para serem utilizadas em docas de carga e descarga, servindo de ponte entre a doca de concreto e o piso da carroceria do veículo, oscilando para compensar a variação da altura do piso da carroceria durante a operação permitindo o acesso de carrinhos, paleteiras, empilhadeiras e outros, para possibilitar, agilizar e tornar segura a operação de carga e descarga. Apresentamos a seguir as recomendações para a aplicação no carregamento com as Plataformas Niveladoras de Doca, com os limites de inclinação, isto é, desnível máximo aconselhável entre o piso da doca e o piso da carroceria, positivo ou negativo, a ser respeitado para a aplicação e utilização dos equipamentos.
Operações |
Inclinação [%] |
Inclinação [grau] |
Operação manual |
5 |
2,85 |
Operação com paleteira |
7 |
4,00 |
Operação com empilhadeira elétrica |
10 |
5,75 |
Operação com empilhadeira à combustão |
12,5 |
7,10 |
O atendimento destas recomendações é fundamental para garantir a segurança da operação de carga e descarga, inclusive do próprio operador, além de preservar as Plataformas Niveladoras de Doca e o equipamento utilizado nesta operação. Conte com nossos departamentos de engenharia e comercial para orientá-lo na escolha da melhor operação para a solução do seu problema de carga e descarga na sua doca.
Independentemente do tamanho do deposito ou da dimensão e quantidade de operações de carga e descarga de caminhões. Empresas com esta necessidade usam um ou mais niveladoras de docas avançada. É muito importante que a empresa possua um equipamento seguro e adequado para este trabalho. Pois em alguns casos a rampa poderá ter que suportar pesos de até 8 toneladas passando por sobre ela.
É importante também saber que a niveladora de docas avançada quando está em posição de repouso, fica erguida a um ângulo de 80°. Quando a realização do processo de descida for iniciada, ela precisa ser lenta e segura para evirar a ocorrência de acidentes. Desta forma a Operação de carga na empresa se torna eficiente e segura.
Indicamos este modelo de equipamento para empresas que possuam um bom espaço de manobra para caminhes. A rampa niveladora é avançada, portanto geralmente utilizamos em docas abertas. Para operações logísticas que não necessitem de vedação nas laterais e topo.
Sim vamos listar alguns modelos abaixo:
Pestana, fixada no degrau externo da doca, a base fica chumbada ao concreto, possui dobradiça articulada, quando em posição de descanso a niveladora permanece erguida a 80 graus de inclinação positiva. Ao ser utilizada a extremidade apoia no caminhão formando uma rampa entre o piso elevado e o caminhão, nestes casos o ideal é que o caminhão esteja com altura o mais próximo possível do piso do pavilhão.
Submodelos de niveladora avançada:
Esta niveladora é composta por dois estágios, rampa e pestana. Para utilizar este modelo o pavilhão deve ser previamente preparado. Pois a máquina niveladora de docas deve ser encaixada em um fosso recuado. Em sua posição de descanso, ela se nivela com o piso, mais em sua posição de trabalho ele pode nivelar caminhões tanto positivamente quanto negativamente. A niveladora de docas embutida é ideal para operações em locais onde existam portas de vedação, por exemplo em frigoríficos, desta forma o veículo encosta de ré vedando totalmente as paredes, evitando qualquer contado com o ar externo. Este tipo de processo só pode ser feito com niveladora embutida ou com esteira transportadora telescópica.
A plataforma móvel, é um misto entre plataforma pantográfica de elevação e rampa niveladora, mas resolve o problema de carga e descarga de pallets ou produtos paletizados como tal. Ela é indica para pavilhões que não possuem doca do tipo degrau, de concreto ou metálica, ou seja, o pallet precisa ser retirado do chão e erguido até o caminhão. Também indicada para pátios sem espaço ou com pouco espaço para manobras de caminhões. Este problema poderia ser sanado com o uso de uma empilhadeira GLP ou até mesmo de uma empilhadeira elétrica. De fato, em algumas empresas este processo se torna mais acessível financeiramente com uma plataforma móvel. Outros empecilhos que impedem o uso de empilhadeiras GLP, por exemplo em locais fechados, também podemos considerar que as empilhadeiras soltariam o pallet na porta do veículo, alguns veículos possuem até 15 metros de profundidade na carroceria, o ideal neste caso é subir com a peleteira e o operador, para levar o pallet até o fundo do caminhão. A plataforma niveladora móvel é extra baixa, possuímos uma página com este produto dando maiores detalhes.
A rampa niveladora rebocável, também, assim como a plataforma niveladora móvel, serve como ponte entre o chão e o caminhão. Porem este equipamento em média pode medir até 12 metros de comprimento, formando uma rampa com pouca inclinação, entre o solo e o caminhão. Para transitar como o produto, pallet de carga sobre este equipamento se utilizam empilhadeiras GLP ou diesel. A rampa niveladora rebocável precisa de um grande espaço físico para ser manobrada, então geralmente é estacionada em pátios grandes ou em depósitos grandes que disponibilizam deste recurso.
Lemaqui - Equipamentos industriais: Paletizadora , Esteira de roletes, Prensa enfardadeira, Maquinas para costura de sacarias, Balança Dosadora Automática, Esteira Flexível, Esteira Sanfonada. Componentes Elétricos para automação: Sensor Foto elétrico, Contatoras, Relés, Cortina de Segurança Safty, Motores Elétricos WEG, Fonte 24v, Sensor indutivo, Quadro de comando elétrico completo para maquinas industriais. CLP - Controlador Lógico Programável.